0 Os erros da LeYa em "A Dança dos Dragões"

Quando a editora LeYa divulgou o recall de 150 mil exemplares do livro A Dança dos Dragões, não entrei na onda de revolta de alguns fãs. A primeira edição chegou às livrarias brasileiras sem o capitulo 26, "O soprado pelo vento". Um erro lamentável, mas que a editora prometeu reparar sem custos ao usuário:
Comunicado oficial da Editora LeYa
A editora LeYa vem informar que por uma falha no processo de edição do quinto volume da saga As Crônicas de Gelo e Fogo – A Dança dos dragões, livro recém-chegado ao mercado nacional, todos os exemplares impressos não trazem o capítulo 26 - "O soprado pelo vento".
Consciente de que é a única responsável por este lamentável erro, a LeYa decidiu interromper a distribuição da obra e procederá, a partir de hoje, o recolhimento dos exemplares que estão em poder das livrarias de todo o território nacional. Aos leitores que já adquiriam a obra, a LeYa garante a troca pelo exemplar correto e, independentemente disso, disponibilizará em seu site, a partir de hoje, a versão digital do capítulo faltante.
Já iniciamos a produção de uma nova edição. A partir do dia 2 de agosto daremos início ao trabalho de redistribuição do livro e, consequentemente, das trocas dos exemplares em poder dos leitores.
Aos nossos parceiros e leitores pedimos as mais sinceras desculpas por todo o transtorno causado.
Cordialmente, Pascoal Soto - Diretor Geral - LeYa Edições Gerais (Fonte: G1)
Achei até divertido a "novela da novela" criada pela imprensa:
O mercado estima que a editora Leya tenha de arcar com um prejuízo de cerca de R$ 1 milhão pela falha. [...] Uma fonte ligada à Leya, que pediu para não ser identificada, afirma que o Estúdio Sabiá vai arcar com o prejuízo do capítulo perdido. A reportagem entrou em contato com a empresa de editoração, que preferiu não se pronunciar, por orientação da Leya. Uma funcionária do Estúdio Sabiá, que pediu para ter sua identidade mantida sob sigilo, diz que "nada disso [arcar com o prejuízo] foi discutido em reunião entre as duas partes". (Fonte: Folha de S.Paulo)
O que realmente me deixou triste foi o erro na capa. Em março, achei fantástica a versão divulgada pela Editora LeYa, com a arte exclusiva do ilustrador Marc Simonetti. Mas para decepção geral, a imagem final que chegou às livrarias em julho não conta com a personagem Daenerys Targaryen na frente. O dragão negro ficou sozinho, deslocado. Erro grotesco de enquadramento. A nossa khaleesi foi para a orelha. O lado positivo do recall é a nova chance à LeYA para corrigir a capa. Espero que haja bom senso.


Leia mais:
Comentários
0 Comentários

Leave a Reply