0 Futebol: o nascimento de uma paixão

Quem gosta de futebol sabe que o esporte nasceu na Inglaterra e Charles Miller o trouxe ao Brasil. Hoje o The History Channel foi além. O canal apresentou o documentário Futebol: O Nascimento de uma Paixão, explorando os acontecimentos que levaram o futebol a transforma-se no esporte mais popular do planeta.

Tudo começou em Florença, na Itália. O esporte se chamava calcio e era muito violento. Durante as partidas sempre rolava uma briga generalizada. Parecia um campo de guerra, tipo um vale-tudo coletivo. O esporte então foi levado para Inglaterra. Mas devido à violência, ele foi proibido.

Da década de 1820 o futebol de rua foi levado às escolas britânicas. Os estudantes foram obrigados a criar regras rígidas, só assim poderia ser praticado por cavalheiros. Cada colégio criou seu próprio método. Foi preciso uniformizar o regulamento.

Uma reunião em Londres criou a Associação de Futebol. Os membros fizeram uma votação para definir regras básicas. Um dos pontos mais polêmicos era o uso das mãos, que na época era permitido. Quem não concordou em jogar futebol somente com os pés abandonou a Associação e criou outro esporte: o hugby.

Quem optou pelo futebol teve que seguir as regras de Cambridge. O documento assinado por todos é considerado a certidão de nascimento do futebol como conhecemos hoje. Um jogo mais simples e sem violência. Posteriormente surgiu o goleiro e o árbitro.

Nessa época a Inglaterra era o país mais influente no mundo. Suas indústrias espalharam filiais por vários países. O esporte ganhou o mundo na bagagem desses ingleses que saiam do país. O final do século 19 chegava ao fim quando surgiu a FIFA. A partir daí, todo mundo conhece a história.

O curioso é que na China, durante a dinastia Han, por volta de 300 a.C., existia um esporte igualzinho ao futebol. A diferença é que não havia competitividade, o objetivo era a prática de exercícios de treinamento militar. Mas de acordo com o documentário não existe relação com a criação inglesa. De todo modo, gostei muito de saber o passado do esporte que acompanho dia-a-dia.
Comentários
0 Comentários

Leave a Reply