0 Teoria Lost | Big Brother! Big Brother! Big Brother!



Tenho certeza que ao vê Locke e Mr. Eko explorando a Estação 5 (The Pearl), muita gente deu um pulo pra trás... "nossa, isso é Matrix!". Bem... pelo menos comigo foi mais ou menos assim.



A imagem do Arquiteto conversando com o Neo em Matrix veio logo à minha mente. Lembra daquelas telinhas atrás do Arquiteto mostrando a vida do Neo? É demais.







Recentemente os irmãos Wachowski nos presentearam com mais uma jóia, filmaram V de Vingança, inspirado na criação de Alan Moore. E lá estão as telinhas novamente controlando a vida das pessoas. Inclusive o personagem “V” mata a facadas o apresentador Gordon Deitrich (Stephen Fry), ao fundo dezenas de TVs.



Veja:











No filme "Orientation 5/6" da Dharma Iniciative podemos vê a mesma cena.







Tudo bem, Matrix é legal, mas vamos em busca da fonte que deu origem a esse clássico. Assim como Matrix e V de Vingança, diversos outros filmes e seriados tomam por base a obra "Nineteen Eighty-Four", ou 1984, de George Orwell. No enredo, Orwell desenvolve uma metáfora pessimista do pós-guerra. O futuro da humanidade é dominado pelo totalitarismo. Orwell escreve: "Se queres uma imagem do futuro, pensa numa bota pisando um rosto humano, para sempre".



No livro George Orwell mostra-se desencantado com o socialismo stalinista, causa que ele defendia na luta contra o nazi-fascismo. Aliás, muitos dizem que 1984 é "o grande clássico da desilusão de um esquerdista com o comunismo". Outros falam que Orwell colocou o regime de Stalin sob "execração universal". De certo que o livro acalorou o debate ideológico entre comunistas e democratas, dividindo ainda mais o mundo intelectual na época da guerra fria.



Mas para os fãs de LOST, vamos ao romance propriamente dito. A novela narra a epopéia intelectual do cidadão Winston Smith. Ele vive num país dominado por um partido político totalitarista chamado Ingsoc. O líder desse partido é o Grande Irmão (Big Brother). O Grande Irmão é uma espécie de deus vivo. Em todos os lugares da cidade há um cartaz com a foto dele e uns dizeres onde se lê: "O Grande Irmão Zela Por Ti" (Big Brother is Watching You). Sinalizando que tudo que acontece na sociedade ele toma conhecimento.



É essa passagem do livro que que destacar. O Big Brother de Orwell consegue ser onipresente com a ajuda das Teletelas (uma espécie de televisão de mão dupla). Igualzinho ao que se viu em LOST. Elas estão por toda parte. Sua função é espionar as pessoas e vincular mensagens e músicas de apologia ao Grande Irmão.



Em LOST, o Locke observa uma das telas, veja:







Já foram realizados quatro filmes baseados na obra-prima de George Orwell. Duas produções para a TV (uma em 1956 e a outra em 1965), e duas para o cinema. A primeira versão cinematográfica foi em 1956. Eu vi a versão mais recente, dirigida por Michael Radford. Veja quanta semelhança entre LOST e o filme de Michael Radford.







Essa outra é uma das cenas mais marcantes. Nela o ator John Hurt, que interpreta o papel principal de Winston Smith, modifica registros históricos ao recortar revistas e jornais. O que interessa para quem curte LOST é a forma como ele recebe essas mensagens. As mensagens são inseridas em uma espécie de tubo e colocadas em um sistema rudimentar de troca de arquivos. Veja as imagens do tubo:











Quando vi o Locke analisando o tudo da Estação 5, tomei um susto. Impossível não relacionar com 1984. É ou não é a mesma coisa? Plágio! (risos)











Olha um outro exemplo que a TheLostLady chamou atenção. O grupo de ginástica do vídeo Orientation 5/6 é assim:







E agora veja a cena do filme 1984 de Michael Radford, em que o Winston Smith é obrigado a fazer ginástica em frete a Teletela:











Como todos os demais escritores da distopia, Orwell era um pessimista que viu o futuro desesperançado. O Estado moderno, particularmente os de regime socialista havia desenvolvido tamanha capacitação de controle sobre o coração e a mente dos indivíduos, que para ele era impossível pô-lo abaixo.



O livro é maravilhoso. Mas quem não tem como lê e mesmo assim deseja entender um pouco mais sobre a Estação 5 de LOST, recomendo assistir ao filme 1984 de Michael Radford. Orwell mostra uma sociedade totalmente dominada pelo Grande Irmão, um exemplo é a cena abaixo, mostrando a saudação diária que a população era obrigada a fazer.







Será que "Ele", o todo poderoso líder dos Outros que o Henry Fake Gale se referia, é o Grande Irmão do livro de Orwell??? Se for nossos heróis estão perdidos. O Grande Irmão não costuma perdoar as pessoas contrárias à sua filosofia.



Veja essa cena em que Smith é torturado por O'Brien, um dos líderes do Ingsoc, porque se recusa a acreditar que 2 + 2 é diferente de quatro.











Bem, espero ter contribuído para o debate. Pode ser também um devaneio meu. Eu costumo vê Orwell em tudo. Mas que dá para desconfiar que tem um pouquinho de 1984 nessa estória... isso dá.




OBS: Texto originalmente publicado no fórum do LostBrasil, local em que você poderá acompanhar todo o debate sobre essa teoria.
Comentários
0 Comentários

Leave a Reply