0 FBI e a bat-espionagem do seu celular

A Apple está no centro das atenções. Depois de bater o recorde de maior valor de mercado da história e anunciar o lançamento no novo iPhone 5, o foco recaiu sobre a privacidade dos usuários. Conforme noticiado, o grupo hacker AntiSec divulgou nesta terça-feira mais de 1 milhão de UDIDs (Apple Unique Device Identifiers), códigos que teriam sido obtidas na invasão de um computador do FBI.

O FBI negou pelo Twitter:

Entre ambos, acredito no AntiSec.

O iLex do Blog do iPhone especula se o FBI estaria espionando cidadãos americanos através do celular. Ao final ele descarta a hipótese e conclui que "não há razão para pensarmos que nossos iPhones e iPads estão servindo como instrumentos de espionagem. Posso garantir que o próprio Google tem muito mais informações minhas do que a Apple…"

Toda essa polêmica me fez lembrar o filme "Batman - O Cavaleiro das Trevas" (leia a resenha). Em uma das cenas, Bruce Wayne conversa com Lucius Fox sobre uma invenção magnífica: o sonar!

Para quem não lembra, o Homem-Morcego conectou o microfone de metade dos celulares de Gotham, transformando os aparelhos em receptores de alta frequência. Com isso foi possível mapear a cidade em tempo real. Lindo! Mas antiético e perigoso. Mas será que o FBI pensa o mesmo? Ou estariam eles tentando desenvolver uma ferramenta similar?

Batman - O Cavaleiro das Trevas

A imagem de Fox em frente ao gigantesco painel, nos remete ao conceito de Teletelas, tecnologia presente no livro 1984, escrito por George Orwell (leia a resenha). Abaixo podemos observar o ator John Hurt no papel de Winston Smith, em adaptação do diretor Michael Radford para o cinema.

Caso o FBI venha a obter êxito no "bat-sonar" e consiga monitorar cada cidadão pelas "teletelas" dos celulares, com certeza estaremos diante da materialização do Big Brother de Orwell: "Se queres uma imagem do futuro, pensa numa bota pisando um rosto humano, para sempre".

Crédito da lembrança do sonar ao amigo Expedito Reis.

Leia mais:
Comentários
0 Comentários

Leave a Reply