0 Star Wars Day | Descubra os 10 filmes que inspiraram George Lucas

Maria e C3PO

Nesse 4 de maio comemora-se o Dia de Star Wars. A data é uma alusão ao trocadilho envolvendo a célebre frase: "May the Force be with you" (Que a Força esteja com você). Para homenagear tão importante evento, a revista espanhola Cinemania listou 10 filmes fundamentais para o nascimento da obra-prima de George Lucas.

Você ficará espantado com as semelhanças. Em alguns casos a dinâmica, o tom, os arquétipos, a abordagem entre os filmes é idêntica. O que não desmerece Star Wars. Tudo na vida é assim, reciclável. Depois recomendo o livro "Star Wars e a Filosofia" (Editora Mandras, 2005). Ele traz a verdadeira fonte de tudo isso. Leia aqui a resenha.

1) A Fortaleza Escondida (Kakushi toride no san akunin), de Akira Kurosawa (1958)



O sabre de luz dos Jedi é o símbolo máximo de Star Wars. Ele tem origem no relacionamento espiritual que os antigos samurais tinham com suas espadas. O próprio nome "Jedi" deriva dos espadachins da era samurai, chamados Jidae geki. A túnica em estilo de quimono do Jedi também se baseia nas vestimentas dos samurais, com o acréscimo de um capuz medieval para dá um toque monástico. Podemos observar isso no filme A Fortaleza Escondida (1958). O filme conta a história de um grupo de mercenários que ajuda a princesa Yuki Akizuki a liderar uma rebelião. Os protagonistas são dois camponeses que parecem muito com os dróides C3PO e R2-D2. Observe também a dinâmica das lutas.

2) Metrópolis (Metropolis), de Fritz Lang (1927)



O rôbo de protocolo C-3PO não teria existido sem Maria, estrela do longa de ficção científica alemão Metrópolis (1927).

3) Flash Gordon (Flash Gordon Conquers the Universe), de Henry McRae (1940)



O jovem George Lucas era fã do seriado Flash Gordon. Ele até chegou a escrever algumas ideias para o cinema, mas o detentor dos direitos de filmagem não ficou interessado na abordagem. George Lucas então resolveu criar Star Wars, uma espécie de mito modernizado de Flash Gordon. Algumas coisas foram copiadas, como a abertura com o texto rolando rumo ao infinito e os próprios personagens Flash Gordon e Dale Arden, que inspiraram a criação de Luke, Leia, Anakin e Padmé.

4) Inferno nos Céus (633 Squadron), de Walter Grauman (1963)



Uma das mais impactantes sequências de Star Wars é a Batalha de Yavin, que culminou na destruição da Estrela da Morte. A inspiração vem do filme Inferno nos Céus (1963) cujo climax ficou por conta do ataque dos aviadores a uma base nazista durante a Segunda Guerra Mundial. No vídeo acima você têm o vídeo de um filme e o áudio de outro.

5) The Dam Busters, de Michael Anderson (1955)



O ponto forte de Star Wars é a qualidade das batalhas aéreas. Pra isso George Lucas também foi buscar inspiração no filme The Dam Busters (1955). Observe as tomadas e os efeitos especiais. Muito parecido com a Batalha de Endor, ocorrida em "O Retorno de Jedi".

6) Os Canhões de Navarone (The Guns of Navarone), de J. Lee Thompson (1961)



O figurino de Star Wars, em especial do Império Galático, é idêntico à dos comandantes nazistas retratados no filme Os Canhões de Navarone (1961). Observe nesse filme que os canhões que dão nome ao filme tem um poder similar à Estrela da Morte. A sequências em que que os militares mostram o funcionamento das armas é igual à cena envolvendo a destruição do planeta Alderaan.

7) Rastros de Ódio (The Searchers), de John Ford (1956)



Tanto Luke quanto Anakin são assombrados por tragédias. Essa ideia vem de John Ford e seu filme Rastros de Ódio (1956). Não só na semelhança visual entre Monument Valley e Tatooine, mas também pelo fascínio do jovem Jeffrey Hunter pelo sinistro personagem de John Wayne, igual ao de Luke por Lord Vader.

8) Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia), de David Lean (1962)



David Lean é um dos diretores favoritos de George Lucas. Talvez isso explique Lawrence da Arábia (1962) ser visualmente tão parecido com Star Wars.

9) 2001: Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Odyssey), de Stanley Kubrick (1968)



A revista Cinemania cita 2001: Uma Odisséia no Espaço como fonte de inspiração filosófica. Não tanto em abordagem, mas em rompimento de paradigmas da ficção científica. Os filmes se contrapõe em estilo, mas se unem em pretensão.

10) Triunfo da Vontade (Triumph des Willens), de Leni Riefenstahl (1935)



Esse aqui é polêmico. Triunfo da Vontade (1935) é um filme alemão a respeito do 6° Congresso do Partido Nazista, realizado em Nuremberg. Entre outras, ele mostra soldados marchando ao som de música clássica, igual ao final de Star Wars IV - Uma Nova Esperança. Será? Ainda bem que os rebeldes venceram.

Leia mais:
Comentários
0 Comentários

Leave a Reply